25 novembro 2009

HÁBITOS DE USO E COMPORTAMENTO DOS INTERNAUTAS BRASILEIROS EM MÍDIAS SOCIAIS...


Atentem que eu Já havia comentado, via Twitter, na data de lançamento do novo orkut (29.10.09) que este estava em franca derrocada e que a nova interface talvez não fosse o suficiente para atrair novos usuários e manter o nível de visibilidade conquistado. Pois bem, eis que agora, para confirmar a previsão, surge uma pesquisa realizada pelo E.life.
O orkut reafirma sua proposta de aproximar amigos, familiares e afins enquanto o twitter se mostra omo uma ferramenta de opinião em constante transformação, no qual muitos postam seu ponto de vista sobre determinado assunto. Outros tantos seguem ou retransmitem tal noticia criando uma rede de informação.

Fica muito clara esta vocação de ferramenta informativa, quando analisamos fatos e eventos de maior vulto, como foi o caso do apagão de Itaipu. A própria mídia televisiva recorreu ao Twitter para obter informações sobre o que estava ocorrendo. Notebooks 3G conectados ao twitter disparavam dos quatro cantos do país informações em tempo real sobre o blackout.

Por outro lado o orkut perdeu muito prestígio ao se tornar a mídia favorita dos criminosos. Alguns sociólogos conferem ao crescimento do acesso à internet nas classes menos favorecidas o fenômeno da cyber criminalidade e também explicam porquê mídias como o twitter não atraem tais pessoas. Segundo eles imaginem um adolescente de uma comunidade carioca postando no twitter que em sua rua, naquele momento, está ocorrendo um confronto entre traficantes de duas facções rivais pelo controle do ponto de venda de droga. Não haveria glamour algum nesta informação além do notório fato de que o twitter tem a característica de privilegiar aqueles que conseguem se expressar em 140 caracteres.

Positiva ou negativamente, um fato é inegável, as mídias sociais vieram para ficar e possuem alto potencial de marketing . Muitas surgirão e poucas conseguirão o status de unanimidade. Sendo que a maioria delas irá sempre atender a um público segmentado mas, não por isso menos importante. Caberá a cada um julgar qual delas atende melhor às suas necessidades e expectativas. E mais uma vez vou martelar na máxima que prego desde 1994... “ Quem quiser acontecer vai ter de estar na internet”.

Por: Alex Rolim - Suporteroteiros - 2009 - Direitos autorais reservados.

"Você também vai gostar de..."