21 janeiro 2010

CADEIRA CAVALETTI VIVA É DESTAQUE EM PRÊMIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL



A empresa gaúcha Cavaletti - Rua Dr. Hiram Sampaio, 550 Erechim/RS - Fone: (54) 3520.4100 Teve a linha Cavaletti Viva, em eu modelo Eko, selecionada para a exposição oficial do Prêmio Ecoleo de design sustentável. O prêmio, que tem como objetivo incentivar e estimular a adoção de critérios ecológicos no desenvolvimento de produtos, reduzindo seu impacto durante a produção, uso e destinação final, teve 327 inscrições de profissionais e estudantes de todo o Brasil.

A exposição do prêmio ocorreu de 22 de Setembro a 11 de Outubro de 2009, em paralelo à mostra Design & Natureza, no Shopping D&D em São Paulo/SP.

Para participar do concurso, os produtos deveriam evidenciar o uso racional da madeira, especialmente as de fontes certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC - Conselho de Manejo Florestal). A linha Cavaletti Viva utiliza composto WPC exclusivo, que combina madeira de origem certificada, polímeros termoplásticos e tecnologia de processamento. O modelo conta também com pintura W-ECO isenta de metais pesados, resultando num produto com 99% de reciclabilidade.



“Na avaliação dos protótipos procuramos priorizar os aspectos de inovação da qualidade estética, racionalização do uso da matéria prima e qualidade no acabamento”, esclarece a presidente do júri Marili Brandão.

Os produtos finalistas vão desde a produção artesanal até a alta escala industrial, valorizando a diversidade de alternativas de matérias primas e processos tecnológicos oferecidos pelo mercado. “Ficamos surpresos com a qualidade do acabamento, que resultou em produtos já finalizados para o mercado, e com o bom humor das peças finalistas”, acrescenta Marili.

Para o Diretor de Marketing Francisco Groch o sucesso do projeto, que já resultou na comercialização de mais de 20.000 peças entre todos os modelos da linha, prova que inovação e sustentabilidade são também um bom negócio “já passamos do ponto que ser sustentável era apenas um discurso... hoje a questão é levada cada vez mais em consideração pelos consumidores, que estão tomando suas decisões cada vez mais baseados nestes aspectos”, ressalta.




Já o designer Luiz Henrique Johnes ressalta a disposição em inovar: “Buscamos ousar e ir além do que o marcado oferecia, desde o uso dos materiais e cores até o desenho das estruturas”. Para o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Eng. Jairo Benincá o resultado é fruto do desejo buscar novas tecnologias “foram 6 meses de desenvolvimento para que chegássemos à solução final do material. A solução final compensou todo o esforço”.


A Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, que completou neste ano 35 anos no segmento de assentos corporativos, definiu a sustentabilidade como diretriz central para a evolução da empresa. “Ser sustentável é acima de tudo ser viável”, ressalta o Diretor Administrativo Loivo Bombana. “Se não temos como sustentar uma vantagem competitiva, é por que ela não é sustentável para o planeta nem para a empresa. É preciso enxergar a questão da sustentabilidade de um ponto de vista mais amplo, estratégico, e evoluir das ações pontuais para práticas sólidas e permanentes”, acrescenta.

"Você também vai gostar de..."

SUPORTEROTEIROS O INICIO...
PNEU VERDE ESTÁ EM ALTA...
HÁBITOS E COMPORTAMENTO DOS BRASILEIROS EM MÍDIAS SOCIAIS...