24 janeiro 2010

COMERCIAL ECO DE TANG PREPAROU, BEBEU, FAZ, VIRA FEBRE...


Mais uma prova que se pode alinhar lucro advindo de produtos não ecológicos com campanhas de conciência ecológica. A nova campanha publicitária de TANG retrata exatamente esta faceta de vender um produto artificial, pobre em nutrientes e totalmente desnecessário ao desenvolvimento do público alvo, as crianças, com uma menssagem positiva de preservação do meio ambiente.



A Kraft Foods Inc. é a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos da América, e a segunda maior do mundo. Pertence à Philip Morris (CIGARROS), à qual foi vendida em 1988 pelo valor de $ 12,9 bilhões, um recorde na época. No Brasil, a Kraft Foods adquiriu a Lacta no ano de 1996. A Kraft Foods Inc. foi fundada em 1903, teve lucro de $32.168 bilhões em 2004 e possui sua sede brasileira em Curitiba. A gigante, ha muito observou a crescente mudança no perfil dos consumidores e vem gradativamente adecuando seus produtos à nova realidade.



Mas como fazer de um produto artificial e pobre um ícone ambiental? Simples... Uma campanha publicitária ecológica com um Jingle marcante que fica martelando na cabeça de quem ouve! Campanhas com participação direta dos seus consumidores que podem expressar suas emoções. Em breve, por que não campanhas para arrecadar embalagens e concorrer à prêmios. Aumento de vendas e reciclagem de material ao mesmo tempo.



Se o objetivo principal do capitalismo é o lucro, por que não aliar o capital à preservação do meio ambiente? Toda grande empresa já observou que a saída para o futuro é aliar estes dois aspectos em suas campanhas de publicidade. Se vamos beber algo ruim, confesso, prefiro sucos naturais mas já experimentei a maioria dos artificiais que passeiam pelo mercado ao longo dos anos e o TANG não é dos piores. Prefiro o seu irmão Clight do mesmo fabricante, mas já tomei muito TANG... Voltando ao assunto, se é para beber algo artifical e pobre que pelo menos passe uma mensagem sustentável às crianças.




Segundo a Kraft Foods, ela adota mundialmente, regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras, a Kraft Foods não faz qualquer tipo de publicidade em mídias primariamente dirigidas a crianças menores de 6 anos de idade. Além da regra acima, em 2005, a Kraft Foods limitou sua publicidade para crianças em TV, rádio e meios impressos baseada em determinado critério nutricional. Em 2006, a Kraft Foods estendeu essa limitação também à publicidade em internet... Leia o compromisso por completo aqui.

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